As 10 profissões mais promissoras e as que estão ameaçadas de extinção até 2027

profissões tecnologia

As 10 profissões mais promissoras e as que estão ameaçadas de extinção até 2027

Ascensão e queda de profissões

De tempos em tempos, principalmente diante de grandes mudanças e acontecimentos globais, instituições e pesquisadores analisam o mercado de trabalho apontando expectativas e inseguranças em torno de categorias profissionais. O artigo de hoje traz para o leitor, além das listas com as profissões, uma análise sobre as razões que influenciam nesse processo.

Existem inúmeros motivos pelos quais uma carreira que em outra época tenha sido promissora, em certo momento, comece a ser uma escolha sem futuro. Listamos algumas dessas razões.

A principal variável que toca essa transformação do mercado de trabalho é o desenvolvimento tecnológico. O rápido avanço científico e o acesso cada vez mais amplo à Internet e aos seus recursos baseados em tecnologias estão mudando a maneira como realizamos muitas tarefas. A automação, inteligência artificial e robótica estão substituindo certas funções empregadas por seres humanos. Por exemplo, linhas de produção automatizadas podem substituir trabalhadores manuais em fábricas, e chatbots podem assumir o atendimento ao cliente em empresas.

Tudo isso faz parte da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que teve início na década de 2010 e engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Em resumo, a Industria 4.0 consiste na utilização das tecnologias vinculadas à Internet para a melhoria e transformação da produção industrial.

Mudanças culturais e psicológicas também influenciam no destino das profissões. Por exemplo, o avanço digital, acelerado na época da pandemia por diversos motivos (com destaque para a necessidade de distanciamento social), fomentou novos modelos de negócios e popularizou o comércio eletrônico. Mesmo que o medo e cuidado em torno do vírus não façam mais parte do cotidiano da maioria das pessoas, as lojas físicas entraram em declínio, impactando as profissões relacionadas ao varejo tradicional.

Outros fatores, como mudanças demográficas, também podem contribuir para a extinção de profissões em um futuro próximo. À medida que a composição demográfica da população muda, as demandas por certos serviços e profissões também se transformam. Por exemplo, o envelhecimento da população devido a um aumento da expectativa de vida pode levar a uma maior demanda por profissionais de saúde e cuidadores de idosos, enquanto alguns trabalhadores domésticos para crianças podem enfrentar uma redução na demanda.

O estudo

De acordo com o relatório da versão mais recente do The Future of Jobs, divulgada em 1º de maio de 2023, pelo Fórum Econômico Mundial, nos próximos cinco anos, o aumento da digitalização deve causar uma rotatividade significativa no mercado de trabalho. Segundo a organização, não há motivos para preocupação. Espera-se que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados.

O relatório sugere que a transição verde (estratégia de mudança social que propõe transformar a atual situação global em sustentável)  e a localização das cadeias de fornecimento levarão ao crescimento de empregos. Assim como a adoção de tecnologia e o aumento do acesso digital também criarão um aumento no número de vagas de trabalho.

Vale destacar que os empregos com previsão de crescimento mais rápido são os de especialistas em Inteligência artificial (IA) e machine learning, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. O maior desenvolvimento absoluto é esperado nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Segundo as estimativas das 803 empresas pesquisadas para o relatório, acredita-se que haja uma redução líquida de 14 milhões de empregos, ou seja, 2% do emprego atual.

As macrotendências, incluindo a transição verde, os padrões ESG – sigla que em inglês representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas – e a localização das cadeias de suprimentos são os principais impulsionadores do crescimento do emprego. Já os desafios econômicos, incluindo inflação alta, crescimento econômico mais lento e escassez de suprimentos representam a maior ameaça. 

O avanço da adoção de tecnologia e o aumento da digitalização causarão uma significativa rotatividade no mercado de trabalho, com um saldo positivo geral na criação de empregos.

As 10 profissões com mais chances de desaparecer até 2027

  • Caixas de banco (e funcionários relacionados);
  • Funcionários dos Correios;
  • Operadores de caixas e cobradores;
  • Digitador de dados;
  • Secretários administrativos e executivos;
  • Assistentes de registro de produtos e estoquistas;
  • Escriturários de contabilidade;
  • Gerentes de relacionamento;
  • Oficiais judiciários;
  • Vendedores porta a porta.

As 10 profissões do futuro

O estudo também apontou as profissões que devem ascender nos próximos anos. Saiba quais são e não entre em pânico se a sua ocupação está na lista anterior ou se está se preparando para alguma atividade que não se encontra na lista promissora. Ainda dá tempo de redirecionar a sua carreira e ou começar exercer um trabalho que se enquadre nas áreas apontadas abaixo:

  • Especialistas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning;
  • Especialistas em sustentabilidade;
  • Analistas de business intelligence (BI);
  • Analistas de segurança da informação;
  • Engenheiro de fintech;
  • Analistas e cientistas de dados;
  • Engenheiros robóticos;
  • Especialistas em Big Data;
  • Operadores de equipamentos agrícolas;
  • Especialistas em transformação digital.

O futuro

Com base nos dados apontados pela pesquisa, espera-se que a Inteligência Artificial (IA) seja adotada por quase 75% das empresas pesquisadas e que leve a uma alta rotatividade quando o assunto é emprego. Enquanto isso, 50% das organizações acreditam que a IA gere crescimento no número de postos de trabalho e 25% esperam que ela gere perda de empregos.

Dentre os 673 milhões postos de trabalho analisados durante o estudo, a previsão é que 83 milhões sejam eliminados, enquanto outros 69 milhões devem ser criados. Para que consigam conquistar uma dessas novas vagas, os trabalhadores precisam se qualificar a fim de eliminar a lacuna entre suas habilidades atuais e as necessidades futuras do mercado de trabalho.

Para não ficar em uma situação indesejável, o estudo indica que treinamentos sobre inteligência artificial e big data devem ser priorizados por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos, atrás apenas do “pensamento analítico” (48%) e do “pensamento criativo (43%).

Treinamento gratuito

O Curso em Vídeo está de portas abertas para quem deseja se qualificar nas áreas de tecnologia e marketing digital. São mais de 30 cursos gratuitos disponíveis, treinamentos completos em vídeo, com novas aulas lançadas frequentemente. 

Dentre os cursos grátis oferecidos estão: Construção de Sites com HTML5, Lógica de Programação, PHP, Java, Banco de Dados, Programação Orientada a Objetos, Word, Excel, Marketing Digital, Python e Hardware e muitos outros. O nosso objetivo é democratizar o estudo da tecnologia e provar que aprender programação ou qualquer outra disciplina técnica não é tão difícil quanto muitas pessoas pensam.

Os cursos são realmente gratuitos e o aluno não paga para se inscrever e cursar. Caso opte pela emissão do certificado da capacitação, o Curso em Vídeo oferece duas maneiras para o estudante obter o certificado. O aprendiz pode comprar créditos avulsos para emissão de certificados ou tornar-se um apoiador e obter até 12 créditos anuais de certificados e outras recompensas como aulas e vídeos exclusivos, acesso ao site sem anúncios etc.

Para quem deseja ampliar os conhecimentos acessando conteúdos mais aprofundados e extensos, recomendamos o Estudonauta. A mesma qualidade de aulas com tutoria do professor Gustavo Guanabara por um valor acessível em plano mensal ou anual dando direito a certificados, acesso a todos os módulos, participação em fóruns de aprendizado e acesso antecipado a alguns cursos do Curso em Vídeo. 

E se você está de olho, especificamente, nas melhores oportunidades de carreira para os próximos cinco anos, temos algumas recomendações relacionadas às áreas de atuação. Para quem deseja se tornar um especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning, o professor Guanabara destaca os cursos de programação se a ideia for trabalhar criando as ferramentas necessárias para a aplicação e desenvolvimento de IA.

Os treinamentos de programação não são essenciais para quem planeja ser um analista de business intelligence (BI), porém constituem um plus na carreira, agregando mais habilidades ao profissional. O analista de segurança da informação precisa ter domínio de várias ferramentas, contudo, aprender a programar também facilitará a sua ascensão. 

O aprendizado da programação é essencial para analistas e cientistas de dados e também para engenheiros robóticos e especialistas em Big Data.

Links Relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Carreira na área de TI: atrativos e vantagens

TOP cursos gratuitos para ser um Profissional Web

TOP cursos gratuitos de TI para desenvolvimento de carreira

Top cursos gratuitos para quem quer aprender Infraestrutura de TI

Top cursos gratuitos para quem quer aprender a programar

Curso grátis de Segurança da Informação

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria

Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo

Canal Curso em Vídeo no YouTube

Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

 

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima