segurança da informação

Curso grátis de Segurança da Informação

Estude gratuitamente Segurança da Informação e conquiste certiticados

Alguma vez você já se perguntou o que é uma rede social? O que podemos ou não fazer na Internet em prol de termos mais segurança? Já teve dúvida se o YouTube é, de fato, uma rede social? Questões como essas muitas vezes passam despercebidas, mas suas respostas são de suma importância para os usuários da Web. Afinal, são conhecimentos fundamentais para não corrermos risco de sofrermos golpes nos expondo demais ou sermos vítimas de hackers e pessoas mal-intencionadas

O curso

O Curso em Vídeo oferece, de forma gratuita, o Curso de Segurança da Informação, no qual você terá acesso aos fundamentos básicos para uma vida mais segura no mundo digital. Continuamente, presenciamos inúmeras tentativas de fraude e invasões a sistemas, nosso objetivo é esclarecer as principais dúvidas da área e reduzir a vulnerabilidade na Internet.

Para isso, os professores Alfredo Júnior e Gustavo Guanabara criaram um conjunto de vídeos que vão analisar o conteúdo da cartilha de segurança do CERT.br Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). O conteúdo foi atualizado e regravado para a segunda edição deste conjunto de 17 aulas tão importantes.

O cenário

Nos últimos anos, a vulnerabilidade online se intensificou. Seja pelo número de novos internautas, pela maior variedade de transações e serviços realizados pela Internet, pela falta de cuidado e investimento em segurança, ou ainda, pelas novidades constantemente disponibilizadas pelas redes sociais e portais que utilizamos sem termos tempo ou preocupação de analisar e nos proteger.

A vulnerabilidade não é peculiar apenas de indivíduos comuns. Grandes e renomadas instituições também protagonizaram casos em que foram vítimas de golpes, sequestros de dados e outros tipos de invasões. Nomes como Detran, Habib’s, Renner, Bradesco, SUS, TJ, entre outras organizações figuraram nas páginas de notícias e deixaram clientes, dirigentes e investidores de cabelo em pé. Um dos mais recentes episódios teve como alvo os serviços online da Prefeitura do Rio, incluindo o site da Nota Carioca que saiu do ar após um ataque hacker ao datacenter da instituição, quando cidadãos e empresas foram impossibilitados de acessar a plataforma e emitir notas fiscais.

Conteúdo

Dentre os assuntos que serão abordados, merecem destaque: backup, boatos (hoax), códigos maliciosos, comércio eletrônico, computadores, dispositivos móveis, internet banking, privacidade, proteção de dados, redes, redes sociais, senhas, vazamento de dados e verificação em duas etapas.

O primeiro módulo do curso de Segurança da Informação já está disponível no site do Curso em Vídeo e no canal do YouTube de forma totalmente gratuita. Quem desejar se adiantar, pode optar por assinar o Estudonauta, as aulas são liberadas antecipadamente por lá. o Estudonauta é uma plataforma de ensino a distância, também com a assinatura do professor Guanabara, onde o aluno pode se aprofundar em determinados cursos, além dos primeiros passos, com o diferencial de poder tirar dúvidas e ter um certificado. Tudo isso por um preço acessível!

Público-alvo

O curso foi desenvolvido para pessoas leigas. Contudo, alunos avançados e profissionais que não são especializados em segurança tirarão proveito dos ensinamentos que apresentam, em muitos tópicos, correlação com casos de golpes cibernéticos (recentes e antigos) veiculados na mídia.

Até a próxima!

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Curso de Segurança da Informação – Módulo 0
Curso de Segurança da Informação – Módulo 1 
Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube
Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima