Carreira na área de TI: atrativos e vantagens

O boom do mercado de tecnologia não aconteceu sem explicação. A demanda crescente por programadores e desenvolvedores por causa do desenvolvimento digital, no mundo todo, aliada à boa remuneração e à possibilidade de oportunidades de trabalho (mesmo para novatos) tem atraído muita gente. 

Apesar das vagas em Tecnologia da Informação (TI) serem rapidamente preenchidas, novas solicitações surgem diariamente. O cenário chama a atenção de estudantes e profissionais, inclusive com experiências anteriores em outras áreas que podem agregar suas competências em um novo ramo de atuação.

Segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente, 11,9 milhões de brasileiros estão desempregados ao mesmo tempo em que a falta de mão de obra é uma das principais características do setor de TI. 

De acordo com a BrasscomAssociação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – foram gerados quase 200 mil empregos na área, somente em 2021. A associação estima que, por ano, no Brasil, 53 mil pessoas se formem em cursos com perfil tecnológico. Contudo, o mercado precisa, em média, de 159 mil profissionais. Então, está faltando gente capacitada para atender esta demanda.

A remuneração em TI é 2,5 vezes maior do que a média salarial brasileira, de acordo com dados da Brasscom. Segundo a consultoria de recrutamento Robert Half, as posições mais altas chegam a receber R$ 50 mil ao mês.

Os novatos também são requisitados. Há uma constante busca por profissionais juniores, pessoas com no máximo dois anos de carreira. Essa captação cresceu mais de 170% no primeiro semestre de 2021 quando comparada ao mesmo período de um ano antes, segundo a plataforma GeekHunter. Para os iniciantes na área, os salários oferecidos encontram-se na faixa entre 3 a R$ 9 mil, dependendo da carreira.

Um mercado de trabalho com essas características propicia uma troca de empregos frequente, em busca de melhores ofertas e posições. 

Projeções

Segundo informações apuradas pelo site de notícias G1, nos próximos anos, até 2025, a expectativa é de geração de até 797 mil vagas em TI. São esperadas, somente na área de tecnologias, 70,70% dessas oportunidades, sendo 17,40% em cargos administrativos e 11,90% em nível técnico de áreas afins. Conheça a previsão do número de vagas por nicho de atividades:

Vagas em tecnologias maduras:

  • Big Data & Analytics – 147.231
  • Nuvem – 94.701
  • Web mobile e outras – 92.426

Vagas em tecnologias emergentes:

  • Inteligência artificial – 77.847
  • Internet das coisas – 72.209
  • Blockchain – 35.686
  • Segurança da informação – 29.053

Tecnologias de nicho:

  • Redes sociais – 5.765
  • Realidade virtual – 4.476
  • Robótica – 2.663
  • Impressão 3D – 1.501

Bons motivos para aprender a programar

Existem vantagens em aprender a programar que vão além de estar apto a exercer um novo ofício. E isso não inclui ficar milionário, ganhar muito dinheiro e fazer muitas viagens. É claro que isso acontece em alguns casos, mas são apenas efeitos colaterais. Quem aprende a programar e aprende direito, acaba também aprendendo a resolver problemas de uma maneira muito mais rápida e concisa no dia a dia.

Em 2027, o mundo vai precisar de 1,4 milhões de programadores. Quem afirma isso é a Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada à expansão do acesso à ciência da computação em escolas e ao aumento da participação de jovens mulheres e estudantes de grupos minoritários não representados.

Então, não fique fora dessas oportunidades. Comece, quando e onde quiser, a sua capacitação para tornar-se um programador com os cursos do Curso em Vídeo. O que parecia bom, é ainda melhor: os cursos são gratuitos, online e o aluno ainda tem a opção de emitir certificados. O que você está esperando para entrar no ramo da tecnologia? Confira a nossa lista de cursos:

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube
Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima