Top cursos gratuitos para quem quer aprender Infraestrutura de TI

Top cursos gratuitos para quem quer aprender Infraestrutura de TI

Aulas gratuitas sobre Infraestrutura de TI com o professor Gustavo Guanabara

No texto de hoje da série Top Cursos Gratuitos, vamos falar sobre infraestrutura. A ideia dessa sugestão de cursos é facilitar o caminho de quem deseja se dedicar ao aprendizado ou aperfeiçoamento em Tecnologia da Informação (TI) através dos cursos gratuitos do Curso em Vídeo. Também apontaremos alguns cursos avançados e com tutoria do Estudonauta – a mesma qualidade de ensino por um valor que cabe no bolso de muita gente.

O que é infraestrutura?

Infraestrutura em TI é algo valorizado no mundo corporativo. Todas as empresas, de quaisquer portes, precisam investir nesta área do seu negócio se pretendem evoluir e manter competitividade mercadológica.

A infraestrutura engloba desde equipamentos de rede até sistemas e instalações necessárias para o gerenciamento e operação de um departamento de TI. Os elementos básicos da infraestrutura são: software, hardware, gerenciamento de dados, serviços e redes.

Analista de infraestrutura

O profissional, cada vez mais requisitado, que cuida desse conjunto de elementos que constitui a base de um departamento de TI é o analista de infraestrutura. É ele quem garante o perfeito funcionamento da infraestrutura de redes, bancos de dados, servidores, hardwares e softwares de uma instituição.

Conheça algumas funções do analista de infraestrutura:

  • Projeção de redes de computadores, assim como o planejamento de software e hardware que serão necessários para o funcionamento da infraestrutura, como sistemas operacionais, bancos de dados, teleprocessamento, sistemas de gestão etc.;
  • Manutenção dos serviços relacionados à infraestrutura;
  • Responsável pela segurança de dados, políticas de backup e segurança, prevenção de invasões físicas ou virtuais;
  • Mapeamento de procedimentos técnicos;
  • Suporte técnico relacionado à instalação e atualização de software, entre outras.

Parece muita coisa, né? E é! Mas fique tranquilo, se você se interessa por esta área de atuação e pretende se capacitar para atuar nesse mercado, montamos a trilha de cursos especial para te guiar nessa empreitada. Dentre os cursos gratuitos do Curso em Vídeo recomendamos Top Cursos Aprendendo Infraestrutura:

Curso de Hardware

aprenda montagem e manutenção de computadores. Neste curso, o aluno aprenderá a montar um computador dimensionando a máquina e escolhendo os componentes ideais do PC para cada objetivo. Saberá também como fazer a instalação dos sistemas operacionais Windows e Linux.

Estude Hardware pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Redes de Computadores

o foco da capacitação é ensinar o básico sobre redes de computadores, explicando como configurar uma rede doméstica com cabeamento. O curso inclui endereçamento de IP, configuração de rede wi-fi, cálculo de sub-redes, cabos de rede, controle de acesso e simulador de redes.

Estude Redes de Computadores pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Linux

O Linux é um sistema operacional com peculiaridades que o torna distinto dos sistemas desenvolvidos pela Microsoft e Apple. Ele é livre (não necessariamente gratuito) e tem código fonte aberto. Muitos projetos, em diversas organizações, são desenvolvidos em Linux, por isso o curso se torna tão necessário. O curso é direcionado para quem não conhece Linux e gostaria de aprender o essencial sobre um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo.

Estude Linux pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Raspberry Pi

Um curso rápido e dinâmico, onde o aluno vai conhecer a origem, arquitetura, gerações do hardware, como instalar, atualizar e arrasar nas configurações do Raspberry Pi.

Estude Raspberry Pi pela plataforma EAD e conquiste certificados

Estudonauta: cursos avançados, com tutoria e pagos

Segurança da Informação

Nesse curso de dois módulos, o aluno vai aprender sobre segurança em computadores, principais riscos, cuidados a serem tomados, contas e senhas, aplicativos de terceiros, a vulnerabilidade dos dispositivos móveis, cuidados nas redes sociais, como proteger seus filhos e muito mais conteúdo.

Arquitetura de Computadores

Conheça, com o professor Gustavo Guanabara, em dois módulos, o mundo da Arquitetura de Computadores. As aulas incluem componentes básicos de hardware, unidade central de processamento, família Intel e AMD, memórias, periféricos, placa mãe, HDD e SSD, placa de vídeo, tecnologia dos monitores, conversões, adições, subtrações e multiplicações (decimal, binária, octal, hexadecimal), entre outros pontos.

Eletrônica Básica

Aprenda sobre o universo da Eletrônica nesse curso de dois módulos. O conteúdo inclui componentes, estrutura atômica, condutores, tensão, fontes do PC, resistores, potência, capacitores, motores, relés, diodos, LED, circuitos, transistores etc.

Além dos cursos sugeridos, existem muitos outros na página do Curso em Vídeo. São, no mínimo, 30 cursos gratuitos à sua disposição. Certamente, algum deles chamará a sua atenção. E não esqueça: tornando-se um apoiador do Curso em Vídeo, você colabora com a educação gratuita, ajuda o programa a se manter e ainda tem direito a um certificado por mês.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube
Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima