Por qual linguagem de programação devo começar a estudar?

Por qual linguagem de programação devo começar a estudar?

Primeiros passos para se tornar um programador de sucesso

Em 2027, o mundo vai precisar de 1,4 milhões de programadores. Quem garante isso é a Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada à expansão do acesso à ciência da computação em escolas e ao aumento da participação de jovens mulheres e estudantes de grupos minoritários não representados.

Com o desenvolvimento, democratização e ampla utilização da Internet, cada vez mais o número de vagas para programadores tende a crescer. São inúmeros dispositivos, plataformas, aplicativos e agora objetos e sistemas com inteligência artificial. Fica até difícil encontrar algum recurso tecnológico que não precise de um programador. Essa é a profissão do futuro e também do momento! Se você tem interesse sobre o assunto e a área, você pode estar se perguntando por onde começar a aprender a programar. Nós vamos te ajudar.

Por qual linguagem de programação devo iniciar?

Para quem está iniciando no mundo da programação, dando os primeiros passos, o melhor curso é o de algoritmo. Antes de aprender qualquer linguagem, o professor Gustavo Guanabara recomenda que o aluno faça o Curso de Algoritmo, uma vez que este treinamento será a base para o aprendizado de diversas linguagens de programação.

O algoritmo, em matemática e ciência da computação, é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Na prática, ele funciona como uma “receita” para auxiliar na execução de uma tarefa ou para resolver algum problema.

O Curso de Algoritmo é a base necessária para quem quer aprender linguagens de programação. Para isso, recomendamos o Curso grátis de Algoritmo com 40 horas onde o aluno começará a sua jornada aprendendo as técnicas básicas para a construção de programas para dispositivos eletrônicos.

E depois?

Em seguida, o aluno estará apto e muito bem preparado para começar Python, JavaScript, PHP e outros cursos indicados para iniciantes. Neste começo, a pessoa vai aprender sobre os fundamentos e lógica da programação. Daí pra frente, com uma visão mais ampla, o futuro programador escolhe a ordem em que deseja estudar.

Para muitos que estão começando, a grande dificuldade é organizar a ordem do que deve aprender. Mas isso será sentido quase que instintivamente. E lembre-se que é sempre bom estudar áreas afins como: redes, banco de dados, hardware, bases numéricas, mkt digital, criação de sites com WordPress, entre outras. Com elas, o futuro programador amplia os horizontes e constrói diferenciais profissionais. Sem falar que além de aprender o ofício em si, quem aprende a programar adquire vantagens para o resto da vida. Profissionais de programação resolvem problemas mais rápido, tornam-se mais criativos e intuitivos.

A primeira a gente não esquece

Python
O mundo da programação pode ser fascinante e por quê não começar com a linguagem Python? Ela é amigável, simples de aprender, mesmo para quem não teve qualquer contato anterior com programação. E mesmo assim é um idioma poderoso que vem ganhando cada vez mais espaço. É utilizado pelo Google, Globo, YouTube, Netflix, Pinterest, Instagram, Spotify e até mesmo pela NASA.

Python é de fácil compreensão, com código limpo e organizado. E fica mais fácil ainda com o Curso em Vídeo. As aulas do Curso de Python tem uma temática divertida de videogame e é dividido em “mundos” para facilitar o estudo.

O “primeiro mundo” apresenta a linguagem ao aluno, seus conceitos e o professor ensina a montar o primeiro programa e alguns recursos básicos. No “segundo mundo” são apresentadas as estruturas de repetição (muito importantes para qualquer linguagem), e contém explicações sobre os comandos “if”, “else”, “for” e “while” e suas usabilidades. Já o “terceiro mundo” apresenta as estruturas de dados, estruturas de tuplas, listas, dicionários, funções, módulos, pacotes e tratamentos de erros. 

JavaScript

Uma das linguagens que mais ganhou destaque nos últimos anos. A popularização de seu uso se deu em aplicações back-end (o que há por trás da interface para que os recursos conversem entre si com o objetivo de que os comandos do usuário sejam executados) e o aumento na demanda por aplicações SPA (Aplicação de Página Única). 

Essa linguagem é independente de plataforma – com ela os aplicativos só precisam ser criados em um sistema operacional e podem ser executados em qualquer outra plataforma com suporte. JavaScript é uma das linguagens de programação mais requisitadas no mercado atualmente. Com ela, desenvolvedores podem criar sites dinâmicos, extensões para aplicativos e otimizar tanto programas quanto Sistemas Operacionais. Ela é especialmente adequada para o desenvolvimento web e pode ser embutida dentro do HTML.

Quer saber tudo o que precisa para começar a programar em JavaScript? Basta fazer o curso para iniciantes de Javascript no Curso em Vídeo.

PHP

Tem sido cada vez mais reconhecido e valorizado no mercado. A crescente aceitação se deve a inúmeras melhorias que a linguagem recebeu ao longo dos anos. 

PHP é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. 

No Curso Grátis de PHP para Iniciantes, você vai aprender os primeiros passos para criar sites que utilizem a tecnologia PHP incorporada. Faça as aulas e saiba como instalar um servidor, criar scripts básicos, interatividade com formulários e acesso a bancos de dados simples. 

Qual curso online de programação fazer? 

Agora, que já mostramos algumas das mais populares linguagens de programação, é hora de saber qual curso de programação fazer. Na Web existem diversos cursos, pagos e gratuitos. Alguns realmente muito bons, que ensinarão com excelência tudo o que você precisa aprender para se tornar um programador ou desenvolvedor.

Nós recomendamos
a Plataforma de ensino Curso em Vídeo, a nossa plataforma EAD. Lançado em 2013, o projeto de ensinar tecnologia a distância foi ganhando forma e hoje já conta com milhares de alunos inscritos e uma grande quantidade de material gratuito.

As aulas são ministradas de forma descontraída pelo professor Gustavo Guanabara, que criou o seu primeiro curso de PHP, pela Internet, em 2005. Desde aquela época, já teve mais de 8 milhões de downloads e colaborou para a formação de muitos programadores iniciantes.

Em 2013, com o apoio principal da Hostnet, Guanabara iniciou seu projeto mais ambicioso: ensinar tecnologia através de um site que disponibilizasse cursos completos em vídeo, com novas aulas lançadas semanalmente. Ainda em 2013, foi lançado o Curso em Vídeo de HTML5 e no início de 2014, iniciou o Curso em Vídeo de Algoritmo. Ambos 100% gratuitos.

Quem é o professor Guanabara?

Gustavo Guanabara, carioca, é professor e palestrante desde 1994 e atuou em diversos segmentos. Desde o ensino infantil, passando por cursos técnicos, universidades e já coordenou o setor de tutoria para ensino a distância de uma universidade pública. Além do Curso em Vídeo, o professor mantém o Estudonauta e é um dos responsáveis pelo Hostcast.

Bora começar?

Faça a sua inscrição no Curso em Vídeo (cursos gratuitos) ou no Estudonauta (assinatura com preço popular). Comece, assim, a sua jornada em busca de uma profissão sólida e com bastante vagas no mercado e torne-se um programador. O aluno que não tiver interesse em obter certificado, pode estudar através do canal Curso em Vídeo, no Youtube.

1 – Curso de Python   (grátis no Curso em Vídeo)

2 – Curso linguagem C (para assinantes do Estudonauta)

3 – Curso de Java (grátis no Curso em Vídeo)

4 – Curso de C # (para assinantes do Estudonauta)

5 – Curso de Java Script (grátis no Curso em Vídeo) 

6 – Curso de PHP  (grátis no Curso em Vídeo)

Lei também o artigo O que é uma linguagem de programação no Blog do Curso em Vídeo e entenda mais sobre o assunto.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube

 

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima