O que é uma linguagem de programação?

Certamente você já ouviu falar em linguagem de programação. Nada mais é do que um conjunto de símbolos e códigos usados para orientar a programação de estruturas no desenvolvimento de software. Esse método padronizado que une regras sintáticas e semânticas  de implementação de um código fonte que fornece diretrizes de processamento ao computador.

A linguagem de programação permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos e, dessa forma, possibilita a criação de programas. As linguagens são capazes de solucionar qualquer tipo de problema na área tecnológica computacional e, para isso, acompanham as tendências tecnológicas no intuito de oferecer ferramentas para diversas demandas.

Tipos de linguagens de programação

Vale ressaltar que linguagem de programação e linguagem de computação são coisas distintas. A primeira comunica as instruções que serão interpretadas pelo programador. Já a linguagem de computação inclui outras linguagens que formatam um texto, mas não é considerada uma programação por si própria. Logo, nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.

As linguagens são fundamentais para computadores, smartphones, aplicativos e até mesmo nas redes sociais. Elas são a base de muitos sistemas. Existem, inclusive, vários tipos de linguagens e cada uma com suas peculiaridades e aplicações específicas que podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

E o que são linguagens de programação de baixo e alto nível?

A linguagem de programação de baixo nível é totalmente orientada para a máquina. Funciona como um idioma e cria um link inseparável entre hardware e software. Essa modalidade de linguagem exerce controle direto sobre o equipamento e sua estrutura física e pode ser subdividida em dois tipos:

Linguagem de máquina – na verdade é uma coleção de dígitos ou bits binários (0 e 1) e constitui o único idioma que os computadores entendem.

Linguagem Assembly – é a primeira tentativa de substituir a linguagem de máquina por uma mais próxima da usada por seres humanos. Contudo, como um programa produzido com esta linguagem é armazenado como texto, ele não pode ser lido pelas máquinas. Então, essa linguagem é convertida em linguagem de máquina por meio de um programa chamado Assembler que gera códigos compactos criados pelo programador que tem controle total da máquina.

Linguagem de programação de alto nível – tem por objetivo facilitar o trabalho do programador. Permite que você escreva códigos usando os idiomas humanos. Em seguida, esses códigos são traduzidos (por tradutores ou compiladores) para o idioma que a máquina compreende.

Em resumo, o idioma de baixo nível permite a comunicação interna da máquina e cada instrução tem seu código de operação exclusivo – isso reduz o tempo de programação,

possibilitando que a máquina execute mais facilmente determinada tarefa e permite que o programador se desconecte da operação interna da máquina. Já a linguagem de alto nível viabiliza as instruções que o programador fornece à máquina, mas com uma aparência bem próxima à linguagem humana.

Mercado de trabalho e capacitação

Se você busca uma carreira profissional promissora, rentável e longa, tornar-se um programador (ou desenvolvedor) pode ser um bom caminho. O crescente mercado de TI tem vagas constantes para especialistas em programação. Neste ramo, o aprimoramento é lei. Além de se qualificar, o profissional deve estar sempre antenado com evoluções em desenvolvimento e novas linguagens.

Ideal para iniciantes em programação e profissionais que desejam expandir conhecimentos para outros idiomas, o Curso em Vídeo é um bom caminho para quem busca conhecimento nessa área. O projeto surgiu em 2013, e ensina tecnologia de forma totalmente gratuita, disponibilizando cursos completos pelo canal do YouTube e no site (que oferece alguns recursos extras). Na área de programação sugerimos os seguintes cursos:

[Curso Grátis] Java

Estude Java na plataforma do Curso em Vídeo

Estude Java através do YouTube do Curso em Vídeo

[Curso Grátis] Programação Orientada a Objetos com Java

Estude POO Java na plataforma do Curso em Vídeo

Estude POO Java através do YouTube do Curso em Vídeo

[Curso Grátis] PHP Básico

Estude PHP na plataforma do Curso em Vídeo

Estude PHP através do YouTube do Curso em Vídeo

[Curso Grátis] Lógica de Programação e Algoritmos

Estude Algoritmo na plataforma do Curso em Vídeo

Estude Algoritmo através do YouTube do Curso em Vídeo

[Curso Grátis] JavaScript

Estude JavaScript na plataforma do Curso em Vídeo

Estude JavaScript através do YouTube do Curso em Vídeo

[Curso Grátis] Python – Mundo 1

Estude Python na plataforma do Curso em Vídeo

Estude Python através do YouTube do Curso em Vídeo

O professor Gustavo Guanabara recomenda que o aluno iniciante faça o Curso de Algoritmo, uma vez que este treinamento será a base para o aprendizado de diversas linguagens de programação.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima