segurança da informação

Os cinco pilares da segurança da informação

Estude Segurança da Informação gratuitamente com os professores Gustavo Guanabara e Alfredo Jr.


Com o objetivo de proteger profissionais, informações e clientes de diversas corporações é fundamental conhecer e colocar em prática ações e mecanismos que diminuam a vulnerabilidade online. Os cinco pilares da segurança da informação são os responsáveis pela redução de perdas financeiras, evitam processos investigativos e judiciais, protegendo tecnologias e pessoas de ataques cibernéticos, vazamento de informações e embasam o universo de um ambiente online confiável.

Existem cinco pilares da segurança que são regidos pelos seguintes princípios:

  • Confidencialidade;
  • Integridade;
  • Disponibilidade;
  • Autenticidade;
  • Legalidade.

Para lembrar de todos, se liga no macete. Basta ordená-los de forma que a primeira letra de cada palavra, em sequência, origine a sigla CIDAL.

Conheça os pilares (princípios) da segurança online

Pilar da Confidencialidade – quando geram-se e armazenam-se dados, as informações não ficam disponíveis para toda e qualquer pessoa, apenas para quem tem permissão. Dados confidenciais só podem ser acessados pelo usuário e a instituição autorizada por ele, por exemplo: a senha de um provedor de filmes por streaming só pode ser usada pelo assinante.

Pilar da Integridade – essa caraterística está associada à totalidade dos dados.Um pacote de dados enviados, por exemplo, tem que chegar com o mesmo conteúdo, intacto, ao seu destino final, sem dados a menos, a mais ou danificados.

Pilar da Disponibilidade – esse fator está presente quando o acesso aos dados é viabilizado, está disponível. Provavelmente, você já presenciou um serviço online bastante usado globalmente e pôde observar o caos generalizado quando ele está inoperante, como o WhatsApp quando fica fora de serviço. Outro exemplo é o servidor do Facebook (Meta) quando está fora do ar e o Instagram e o WhatsApp não estão funcionando porque o pilar da disponibilidade foi afetado.

Pilar da Autenticidade – basicamente está ligado a uma forma de provar que “você é você” ou que um documento é “verídico”. Um bom exemplo de checagem de autenticidade é a realizada por captcha que pode incluir a etapa de identificação visual de imagens como ter que marcar os espaços que contenham determinado objeto solicitado.

Pilar da Legalidade – diz respeito a estar de acordo com as leis que regem o universo online. No Brasil, tudo começou, em 2012, com a Lei Azeredo, sendo completada pela Lei Carolina Dieckmann. Atualmente, a proteção de dados pessoais, e isso inclui as formas virtuais e não-virtuais, estão amparadas pela LGPD, que foi sancionada em 2018.

O curso

O Curso Gratuito de Segurança da Informação (Módulo 0 e Módulo 1), oferecido pelo Curso em Vídeo, ensina os fundamentos para uma vida mais segura no mundo digital. Ultimamente, presenciamos muitas tentativas de fraude e invasões a sistemas. O objetivo das videoaulas é esclarecer as principais dúvidas da área e preparar o aluno para se prevenir contra situações adversas na Internet. Neste curso, os professores Alfredo Júnior e Gustavo Guanabara criaram um conjunto de vídeos que vão analisar o conteúdo da cartilha de segurança do CERT.br. e orientar profissionais e leigos sobre o tema.

Aprenda muito mais do que os pilares da segurança da Informação, acompanhe o curso completo acessando a playlist no Canal Curso em Vídeo ou através da plataforma EAD, que oferece a possibilidade de obter certificado. 

Dentre os assuntos que serão abordados, merecem destaque: backup, boatos (hoax), códigos maliciosos, comércio eletrônico, computadores, dispositivos móveis, internet banking, privacidade, proteção de dados, redes, redes sociais, senhas, vazamento de dados e verificação em duas etapas. O aluno aprenderá ensinamentos que apresentam, em muitos tópicos, correlação com casos de golpes cibernéticos (recentes e antigos) veiculados na mídia.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Curso de Segurança da Informação – Módulo 0
Curso de Segurança da Informação – Módulo 1 
Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube
Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima