Como emitir certificados no Curso em Vídeo?

Veja como emitir certificados após a conclusão dos cursos gratuitos de Tecnologia e Marketing Digital

Olá, pequeno gafanhoto!

O nosso artigo de hoje faz parte da série “Por dentro do Curso em Vídeo” e chega para orientar pessoas que têm dúvidas sobre a obtenção dos certificados do Curso em Vídeo. Normalmente, recebemos muitas perguntas relacionadas a este assunto. “Como é que eu emito o certificado?” e “ O certificado é realmente válido?” são os questionamentos campeões. Vamos responder estas e outras indagações.

 

Acesso ao certificado

O aluno terá acesso ao certificado após concluir o curso e passar na prova. Ah, aproveitando para lembrar que para obter o certificado não adianta fazer os cursos pelo YouTube, com esta finalidade somente pode ser feito pelo site do Curso em Vídeo. Nele, todo o seu progresso fica registrado e só assim é possível solicitar um certificado.

O primeiro passo é se cadastrar no site. Uma vez preenchidos login e senha, clique em entrar. Acesse “Meu Painel” e vá para os dados de sua conta. Lá, você verá quantos certificados estão disponíveis e quantos você já emitiu.

Para checar os emitidos e, logicamente, os cursos realizados, clique em “Meus Cursos” e role para baixo até encontrar o seu perfil. Você verá sua foto (ou espaço para ela), o número de cursos em andamento e os treinamentos já concluídos.

Olhando a lista de cursos é fácil perceber quais estão em andamento e os finalizados – que ficam assinalados e com marcador em azul. Entrando em cada curso, o aluno pode, inclusive, ver o andamento do aprendizado; em qual estágio ele está com a porcentagem de conteúdo percorrido.

No mesmo local, clicando na seta à direita, o aluno pode ver, além da porcentagem, se já fez a prova e o percentual de aproveitamento. Lembrando que para emitir o certificado precisa de 70% ou mais.

Um pouco antes da seta, tem um ícone que parece um formulário. Esse ícone é do certificado. Clicando nele, o visitante tem acesso ao documento. Uma coisa importante: todo certificado tem um código de validação e está amparado pela Lei 9.394 que aborda questões a respeito de cursos livres.

Validação de Certificado

Entre em “Validação de Certificado” e cole no espaço em branco o código e validação que está no certificado desejado, clicando em seguida em “validar”. Tentativas de falsificação serão frustradas, uma vez que colocando um código que não pertence à pessoa, o nome do real aluno certificado aparecerá nos dados logo abaixo, no campo de visualização, assim como o nome do curso, a data de conclusão e o número de horas cursadas.

O certificado vale para o quê?

O certificado é de curso livre. Diferente de um diploma ou de um certificado técnico, ele apenas expressa o número de horas cursadas referente ao tema de conhecimento escolhido. Por ser um curso livre, dispensa reconhecimento ou validação do MEC. E esses certificados podem te ajudar sendo apresentados em uma entrevista de emprego, eliminação de horas acadêmicas, mas não servem para eliminação de matérias/créditos na faculdade.

Quando a pessoa conclui as horas de cursos e faz a prova obtendo o patamar exigido de assimilação do conteúdo, ela está apta a emitir o certificado. Para isso, basta clicar no ícone do certificado e será direcionado para outra página onde deve confirmar ou não a emissão do documento. Automaticamente, será retirado um “certificado” do saldo do aluno.

Como conseguir créditos de certificados

Em “Meus Cursos”, o aluno conta com o botão “Comprar Créditos para Certificados”. Acionando esse espaço, haverá duas opções: certificado avulso ou tornar-se um apoiador do Curso em Vídeo. A segunda opção, além de tudo, é mais em conta.

Outro fato relevante para obter o certificado é estar com todas as aulas marcadas como concluídas. Para isso é preciso assistir ao vídeo da aula por completo e assinalar na sequência em “Clique aqui para marcar como concluída”. Caso o aluno tente fazer isso antes de assistir ao vídeo todo, o sistema não permitirá e o botão permanecerá cinza sem a possibilidade de marcação (quando isso for possível, o botão ficará azul).

Não quero comprar crédito de certificado agora. Posso fazer o curso?

Claro que pode! Pode fazer o curso, assistir a todas as aulas, fazer a prova e tudo que estiver disponível. A única coisa que consome crédito é a emissão do certificado. E para isso você pode pagar avulso ou ser um apoiador mensal ou anual.

Até a próxima!

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo

Canal Curso em Vídeo no YouTube

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima