TOP 6 livros de PHP recomendados pelo professor Gustavo Guanabara

TOP 6 livros de PHP recomendados pelo professor Gustavo Guanabara

Há pouco tempo, o professor Gustavo Guanabara lançou um curso atualizado de PHP Moderno. Agora, ele montou e compartilhou uma lista de livros para quem deseja ter acesso a uma seleta bibliografia (extra ao curso) composta de um conteúdo rico e diverso. As publicações são perfeitas para acompanhar as aulas e saber mais.

Para auxiliar no aprendizado da linguagem PHP, o professor Guanabara recomenda seis livros. Veja a seguir:

Documentação do PHP – este conteúdo é gratuito, desenvolvido pela comunidade PHP, ideal para quem precisa saber como realmente funciona a linguagem e tem versão em português. Para ter acesso, basta ir no site oficial do PHP e clicar em Documentação. Você pode consultar o conteúdo online ou baixar, de acordo com a sua preferência.

Aprendendo PHP (por David Sklar) – Ed. O’Reilly – ideal para quem busca uma organização mental da sequência de conteúdo. Essencial, a publicação de David Sklar o guiará por aspectos da linguagem necessários para a construção de sites dinâmicos no lado do servidor.

A obra traz exercícios no fim dos capítulos que ajudarão a fixar as lições. Ideal para quem deseja construir sites dinâmicos, para um desenvolvedor front-end que deseja adicionar programas no lado do servidor ou para um programador experiente querendo se atualizar sobre a linguagem.

O livro apresenta uma introdução amigável e também aborda aspectos do PHP moderno (por enquanto, na versão 7 do PHP), como a internacionalização, o uso de PHP a partir da linha de comando e gerenciamento de pacotes. Tem edição em português.

Programing PHP: Creating Dynamic Web Pages (por Kevin Tatroe e Peter MacIntyre) – Ed. O’Reilly – um livro mais completo com conteúdo extenso. Não tem versão em português. A obra ensina tudo o que você precisa saber para criar aplicativos Web eficazes usando os recursos recentes do PHP 7.4.

Apresenta uma visão geral e, em seguida, mergulha na sintaxe da linguagem, técnicas de programação e outros detalhes, usando exemplos que ilustram o uso correto e expressões idiomáticas comuns. Vale muito a pena, se o inglês não for um problema para o leitor.

Learn PHP 8 (por Steve Prettyman) – Ed. Apress – se baseia no PHP 8, está mais atualizado que os anteriores, disponível somente em inglês. Com ele, você vai aprender a programar aplicações web PHP 8, usar interfaces, containers e plataformas, aplicar programação modular, gerenciar objetos de dados e usar MySQL e outros bancos de dados. Também terá o que precisa para trabalhar com interfaces de usuário multifuncionais e seguras, lidar com exceções de registro e muito mais.

A obra é indicada para iniciantes no desenvolvimento web, especificamente na  programação em PHP. Além disso, este livro pode ser útil para aqueles que têm alguma experiência em desenvolvimento PHP/web, mas que desejam saber mais sobre o PHP 8.

PHP 8 Quick Scripting Reference: A Pocket Guide to PHP Web Scripting (por Mikael Olsson) – Ed. Apress –  um livro barato e fininho como todo livro de bolso deveria ser. Só apresenta edição em inglês. A obra se baseia na documentação do PHP. O seu conteúdo é sucinto e objetivo, sem rodeios e sem exercícios. Ideal para consultas rápidas, caso você não queira acessar a documentação oficial no site do PHP.

PHP & MySQL: Server-Side Web Development (Jon Duckett) – Ed. Wiley – Aprenda PHP, a linguagem de programação usada para construir sites como Facebook, Wikipédia e WordPress, depois descubra como armazenar informações em um banco de dados (MySQL) e saiba, também, como usar o banco de dados para criar páginas da web.

Um livro repleto de exemplos de código inspiradores, infográficos e fotografias que não apenas ensina a linguagem PHP, mas também como trabalhar com bancos de dados e como criar novos aplicativos do zero.

Segundo o professor Guanabara, a publicação é uma obra de arte. Este é o livro de programação que ele gostaria de ter tido quando estava estudando. A obra é repleta de conteúdo e tem um apelo gráfico extraordinário, com belas imagens, papel de alta qualidade, e de fácil compreensão devido aos recursos visuais. Não é um livro barato, mas certamente vale cada centavo investido.

Curso de PHP Moderno

O PHP (originalmente Personal Home Page) está cada vez mais reconhecido e valorizado no mercado. A crescente aceitação se deve a inúmeras melhorias que a linguagem recebeu ao longo dos anos. Com foco na atualização, o Curso em Vídeo lançou o Curso Gratuito de PHP Moderno, uma releitura da primeira versão do treinamento.

curso gratuito de php moderno
O PHP é uma linguagem interpretada livre, usada inicialmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando e, além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a websites.

No Curso Gratuito de PHP Moderno para iniciantes, você vai aprender os primeiros passos para criar sites que utilizam a tecnologia PHP incorporada. Faça as aulas e saiba como instalar um servidor, criar scripts básicos, interatividade com formulários e acesso a bancos de dados simples. Já no primeiro módulo, você vai aprender sobre os paradigmas básicos da linguagem, como funciona, instalação, testes e configurações das ferramentas, estruturas de scripts, saída de dados, tipos e variáveis, entrada de dados (por diversas vias), integração com formulários e operadores da linguagem.

Comece agora mesmo o seu Curso de PHP Moderno e conquiste certificados.

Para quem deseja se adiantar, recomendamos que se torne um apoiador do curso ou que realize a assinatura do Estudonauta – colaborando com uma pequena quantia, o aluno tem acesso a conteúdo bônus, certificado e tutoria online com a equipe de instrutores.

Até a próxima!

 

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima