Top cursos gratuitos para quem quer aprender a programar

Top cursos gratuitos para quem quer aprender a programar

Professor Gustavo Guanabara dá aula de graça na Internet para quem quer aprender a programar

A partir de hoje, vamos apresentar listas de TOP CURSOS direcionados para as áreas de tecnologia como programação, infraestrutura, desenvolvimento de carreira etc. A ideia é facilitar o caminho de quem deseja se dedicar ao aprendizado ou aperfeiçoamento através dos cursos gratuitos do Curso em Vídeo. Também apontaremos alguns cursos avançados (e pagos), com tutoria do Estudonauta – a mesma qualidade de ensino por um valor que cabe no bolso de muita gente.

Nossa primeira trilha é voltada para quem deseja se tornar um programador. Cada vez mais, o número de vagas para programadores aumenta e a oferta vem acompanhada de bons salários. Contudo, o setor sofre com a falta de profissionais qualificados, principalmente na área de desenvolvimento. E é aqui que você pode entrar.

Afinal, de acordo com a Code.org – organização sem fins lucrativos dedicada à expansão do acesso à ciência da computação em escolas e ao aumento da participação de grupos minoritários não representados neste setor – em 2027, o mundo vai precisar de 1,4 milhões de programadores.

Programador é, sem dúvida, a profissão do futuro. Com o desenvolvimento, democratização e ampla utilização da Internet, cada vez mais o número de vagas para programadores tende a crescer. E isso se deve ao fato de que inúmeros dispositivos, plataformas, aplicativos e agora objetos e sistemas com inteligência artificial demandarem programação. Fica até difícil encontrar algum recurso tecnológico que não precise de um programador.

Se você deseja se preparar para atuar neste mercado e está dando os seus primeiros passos na capacitação, o curso mais indicado é o de algoritmo. Antes de aprender qualquer linguagem, é recomendado que o aluno faça o Curso de Introdução a Algoritmo e aprenda tudo sobre a lógica da programação, uma vez que este treinamento será a base para o aprendizado de diversas linguagens. E não deixe de conferir o Curso de Programação para Crianças com o jogo Sprite.

Daí em diante, um mundo de opções se abre e fica até difícil escolher quais cursos fazer. Mas nós indicamos abaixo, os Top Cursos Aprendendo Programação:

Curso de Lógica da Programação

Aprenda algoritmos e lógica de programação de forma fácil e descontraída com o professor Gustavo Guanabara. Neste curso, você aprende a programar em 15 aulas.

Estude Lógica da Programação pela plataforma EAD e conquiste certificados

Spritebox

Programação para crianças – um game super bem feito e animado que vai ensinar a base da programação para crianças e jovens. É um jogo bem fácil, com desafios elaborados. Que tal aprender os fundamentos das linguagens de programação se divertindo?

Curso de Python

Aprenda uma linguagem open source de propósito geral. O Python é bastante usado em data science, machine learning, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, automação de scripts, fintechs e muito mais.

Estude Python pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de JavasScript

Aprenda uma linguagem de programação interpretada estruturada, de script em alto nível com tipagem dinâmica fraca e multiparadigma (protótipos, orientado a objeto, imperativo e funcional). JavaScript permite páginas interativas e, portanto, é uma parte essencial dos aplicativos da Web. Os mecanismos JavaScript agora estão incorporados em muitos tipos de software host, incluindo em servidores e bancos de dados da Web e em programas que não são da Web, como processadores de texto e PDF, e em tempo de execução ambientes que disponibilizam JavaScript para escrever aplicativos móveis e de desktop, incluindo widgets de área de trabalho.

Estude JavaScript pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de PHP para Iniciantes

Conheça a linguagem mais estável e estabelecida para construção de websites. Amplamente utilizada na Web, adotada em larga escala no Facebook, Wikipedia e WordPress.

Estude PHP pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Java para Iniciantes

Aprenda a programar em uma das linguagens mais relevantes para o mercado. Para termos uma ideia da sua importância, saiba que todos os aplicativos dedicados ao Android são feitos em Java. Assim como o programa do IR (Imposto de Renda) e o tão conhecido jogo Minecraft.

Estude Java pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de HTML5 e CSS3

Vai te ensinar a criar sites usando a linguagem de marcação hipertexto (HTML) e  folhas de estilo em cascata (CSS), todas em suas versões mais recentes.

Estude HTML5 e CSS3 pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de GIT e Github – Git e Github

São utilizados para criar software. Têm uma forma fácil de gerenciar o código fonte da aplicação, do sistema, do produto. O Git é um sistema de controle de versão open-source, utilizado para a criação de um histórico de alterações em código-fonte de projetos de desenvolvimento de software. Já o Github é um repositório remoto, criado como um serviço online de hospedagem de repositórios do Git e funciona como um servidor que comporta as modificações realizadas por cada uma das pessoas envolvidas em um projeto, unificando as diferentes versões de código e históricos, permitindo compartilhamento entre equipes.

Estude GIT e Github pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Bases Numéricas (Binário, Octal, Hexadecimal)

Base decimal, base binária, base octal e base hexadecimal. Um minicurso no qual você vai aprender como usar a notação posicional para representar números em qualquer base.

Estude Bases Numéricas pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Programação Orientada a Objeto com PHP

Um curso completo de Programação Orientada a Objetos (POO) com a linguagem PHP. Aborda os principais conceitos como Classes, Objetos, instanciamento, abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo e muito mais. Aprenda todos os conceitos de POO de forma objetiva e divertida.

Estude Programação Orientada a Objeto com PHP pela plataforma EAD e conquiste certificados

Curso de Banco de Dados MySQL

Saiba como funciona um Banco de Dados e como eles surgiram no mundo da tecnologia. Aprenda como criar um banco de dados de maneira simples e interativa.

Estude Banco de Dados MySQL pela plataforma EAD e conquiste certificados

Estudonauta: cursos avançados, com tutoria e pagos

Programação Básica

Aprenda os fundamentos da programação imperativa, primeiros comandos, condicionais, repetições, variáveis compostas, rotinas etc.

PHP com Mysql

Inclui os primeiros passos, como criar um CRUD (quatro operações básicas utilizadas em bases de dados relacionais fornecidas aos utilizadores do sistema), segurança e níveis de acesso.

Android Studio

São cinco módulos de curso para você aprender a desenvolver e programar para Android, as versões e evolução, como funciona, pré requisitos, instalação, configuração, local de projeto e muito mais.

Linguagem C

Saiba tudo sobre a linguagem C. Conheça a história da linguagem, seus princípios, instalação, estruturas básicas, operadores, estruturas de controle e programação em C.

Linguagem C#

Conheça a linguagem C#, suas estruturas básicas e operadores, instalação do Visual Studio e construa o seu primeiro programa em C#.

Linguagem Kotlin

É uma linguagem de programação multiplataforma, orientada a objetos e funcional, concisa e estaticamente tipada. Aprenda, neste curso, a história da Kotlin, como funciona, se é melhor do que Java, como instalar em diversos sistemas operacionais, além de fazer o seu primeiro programa em Kotlin.

Além dos cursos sugeridos, existem muitos outros na página do Curso em Vídeo. São, no mínimo, 30 cursos gratuitos à sua disposição. Certamente, algum deles chamará a sua atenção. E não esqueça: tornando-se um apoiador do Curso em Vídeo, você colabora com a educação gratuita, ajuda o programa a se manter e ainda tem direito a um certificado por mês.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse:

Estudonauta – Cursos de tecnologia com tutoria
Seja um apoiador do projeto Curso em Vídeo
Canal Curso em Vídeo no YouTube
Apoio: Hostnet Hospedagem de Sites

FEC-logo-branco

Carteirinha Estudantil Física e Virtual

O documento oferece benefícios como meia entrada em cinemas,
teatros, shows e estádios. Válido em todo o território nacional.

Rolar para cima